top of page
Foto do escritorJessica Bondan

O impacto da ansiedade na sua saúde...



 

“Tô com falta de ar”, “Nossa minha cabeça tá cheia, eu não sei o que fazer... vou parar tudo”; “Tenho prova amanhã... será que eu vou passar...”; “Não aguento mais, preciso aprender a controlar minha ansiedade”; “Quando to assim parece que eu travo”; “Amanhã tenho aquela apresentação no trabalho.. será que vão gostar do que vou falar.. vão gostar de mim..”; "Quero sumir"

Você provavelmente já ouviu alguém falando ou você mesmo já usou algumas dessas expressões... talvez até outras, pois muitas são as formas e maneiras de expressá-la e de senti-la. Vem comigo, vamos falar um pouquinho sobre ela....


A ansiedade é uma defesa presente no ser humano, ou seja, quando nascemos ela já nasce conosco, nos preserva nas mais diversas situações durante toda nossa vida e se não a compreendermos ela vai permanecer incomodando, nos mostrando que algo precisa mudar. Também nos coloca em alerta e expectativa a respeito de algo que está por vir ou sobre algum problema ou perigo.

 

É possível controlar?

O controle não é o principal meio de lidar com a ansiedade, nem com qualquer emoção pois elas aparecem com algum objetivo, uma função e que nos pede diálogo. Portanto é importante mudar essa visão de controle e compreendê-la como uma ferramenta, ou um mecanismo de defesa que pode te auxiliar a enfrentar as diversas situações do dia-a-dia, isso dependerá de cada pessoa e cada situação que apareça.


Um exemplo bem simples: Tenho que passar na prova no Detran para começar as aulas práticas, pois o restante já fiz tudo. Começa a me dar um frio na barriga, coração acelera, vem o medo, ansiedade, vários pensamentos negativos.. e agora? Ao invés de tentar controlar esses sintomas e pensamentos, é importante se conectar com esses sentimentos, pensamentos e emoções, respirar bem fundo e falar sobre eles, fazer um autoexame: como estou me sentindo, como me preparei para esse momento? é tão importante que passe na primeira tentativa? o que ainda pode ser feito para se dedicar mais nesse período que tem livre antes da prova? Espero que tenha feito sentido para você!!

 

É uma doença? Existe cura?

A ansiedade não é uma doença, mas uma sensação natural que todos temos em algum nível. Porém quando a pessoa não consegue dar conta dessa ansiedade e ela passa a se manifestar fora de qualquer ocasião específica gerando sintomas que modificam o funcionamento do corpo (como coração acelerado, respiração ofegante, sensação de mãos ou pés frios, etc.), nos pensamentos e nas emoções, quando essa condição natural foge do controle e se instala de modo mais intenso te impedindo de fazer qualquer atividade por estar preso nessa sensação, podem ser indícios de um transtorno de ansiedade e precisa ser tratada.


 

Tem tratamento? Quais profissionais buscar?

Uma das principais maneiras de entender e tratar a ansiedade está em compreender quais são as suas causas, e para isso é necessário a busca por autoconhecimento através do acompanhamento psicológico. Caso o psicólogo perceba a necessidade, encaminhará ao psiquiatra para realizar o tratamento medicamentoso.

 


bottom of page